sábado, 2 de outubro de 2010

Satisfação das necessidades gera motivação (texto de www.sempremotivado.com.br)

Motivação é a palavra que designa um processo comportamental que mobiliza o indivíduo a atingir um objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.

Ela é gerada por diversos fatores que contribuem para que a pessoa possa desenvolver melhor suas habilidades, com intensidade, direção e persistência em prol de sua satisfação e realização.

Satisfazer-se é uma necessidade do ser humano. Com base nisso, podemos partir do estudo de Maslow (psicólogo humanista), em que ele propõe que todos nascem com cinco sistemas de necessidades: as fisiológicas básicas (alimentação – água e comida, respiração, descanso); de segurança (física pessoal, financeira, bem-estar); de associação (amizade, família, intimidade); de estima (desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros) e de autorealização (a motivação maior e a única verdadeiramente satisfatória para a natureza humana). Estas necessidades são consideradas motivações humanas, ou seja, elas são capazes de gerar nos indivíduos a vontade de agir em busca de um objetivo.

Percebe-se, então, que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal e profissional e para atingi-lo é preciso: manter-se sempre alegre, buscando estar em dia com suas tarefas; gostar do que faz; estar com suas necessidades e metas sempre bem definidas a ponto de trabalhar para consegui-las; evitar sentir-se carente; tentar, sempre que possível, manter um equilíbrio entre corpo e mente.

Muitas teorias, como esta desenvolvida por Maslow, tentam mostrar caminhos mais apropriados para a motivação. A melhor opção é identificar o melhor caminho para percorrer, com o intuito de ter força para o trabalho, elevar a moral, além de aceitar e vencer os desafios propostos pela vida.

Fonte: Pesquisa Psicológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário